Qual a diferença entre um Mangá e uma Graphic Novel?

Mangás e Graphic Novels fazem parte da rotina de amantes da leitura, mas quais são as diferenças entre os dois?

O mundo da literatura mudou muito com o tempo, o que antes era apenas palavras em um papel, hoje é muito mais, contando com imagens, pinturas, desenhos e até diferentes formatos, entrando de cabeça na era digital e expandindo a literatura. Com isso, surgiram os Graphic Novels, também conhecidos como novelas gráficas.

Graphic Novel é um formato de obra literária que ganhou popularidade na década de 70, sendo considerada uma sequência de histórias feitas de gráficos como ilustrações e comercializada como livro. Assim, essa categoria abraça histórias em quadrinhos e mangás, por exemplo, com tanto que possuam continuações e não apenas uma edição.


+ Leia mais: Conheça 5 livros escritos por mulheres que estão fazendo sucesso no Booktok


Apesar dos quadrinhos e mangás terem similaridades, os mangás na verdade, são um estilo de Graphic Novel de origem japonesa que possuem traços singulares e histórias que aproveitam ao máximo a cultura asiática.

Porém, mesmo sendo considerado uma categoria dentro da literatura, os Graphic Novels, não são tão populares quanto parecem. Muitos leitores e críticos não o encaram como uma categoria principal, dando prioridade para outros estilos literários.

Graphic Novel também é literatura

Graphic Novel ou Mangá? Qual a diferença entre os dois?
(Divulgação/Netflix).

Mesmo com o preconceito e o estigma em cima da categoria, Graphic Novels, mangás e histórias em quadrinhos fazem parte da literatura, compartilhando tramas interessantes e servindo como inspiração para novas histórias que podem ser lidos fisicamente e até mesmo através de tablets e Kindles.

Não é à toa que Mangás como One Piece, Dragon Ball, Death Note e muitos outros ganharam adaptação para as telonas. Além deles histórias em quadrinhos como X-men, Sin City, também foram adaptadas, ganhando animações e filmes.


+ Leia mais: Você conhece o Prêmio Jabuti? Fique por dentro da maior premiação literária do Brasil


Mas se mesmo assim você ainda não foi convencido, produções como Heartstopper são consideradas Graphic Novels, conquistando espaço nos streamings e se tornando um dos maiores sucessos da Netflix.

Para te ajudar a investir mais na literatura, o Bananatura separou cinco Graphic Novels que vale a pena conhecer ainda esse ano!

*Siga o Bananatura no Instagram e também no Tik Tok e fique por dentro de mais novidades e conteúdos criativos do mundo do entretenimento!


*Direitos de Imagem

  • Thumbnail: Reprodução/Pexels
Julia Abreu https://bananatura.com.br

Amante do entretenimento, Julia é viciada em séries e filmes dos anos 90. leitora assídua, não vive sem histórias da Agatha Cristie e Stephen King. Atualmente está lendo Nárnia!

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours