Sucesso ou apenas hype? O que aconteceu com os filmes, Oppenheimer e Barbie após os meses de exibição nos cinemas?
O cinema é um dos principais mercados do entretenimento, gerando bilhões de dólares para a indústria anualmente e 2023 não foi diferente. Alguns filmes estavam sendo aguardados pelo público, mas apenas dois chamaram fortemente a atenção dos amantes do audiovisual, Oppenheimer e Barbie.
Os filmes que estrearam no mesmo dia, dividiram público e causaram movimentação nas redes sociais. As histórias são diferentes entre si, mas já foi o suficiente para elevar o hype mundial. Mas o que aconteceu com os filmes depois que pararam de ser exibidos nos cinemas ao redor do mundo?
+ Leia mais: Barbie atinge US$ 1 bilhão nas bilheterias e se torna o maior sucesso de 2023
Dirigido por Christopher Nolan e protagonizado por Cillian Murphy, o longa arrecadou cerca de U$ 945,4 milhões de dólares de bilheteria mundial. A trama acompanha o período da vida do físico Robert Oppenheimer enquanto criava a Bomba Atômica. A bomba foi lança em Hiroshima e Nagasaki e matou milhares de civis e causando intoxicação por radiação nos sobreviventes.
Já o filme da Barbie que havia sido anunciado ainda em 2022, era aguardado desde o ano passado, gerando U$ 1,44 bilhão de dólares na bilheteria. O longa aborda sobre o perfeccionismo e a cobrança de um padrão em cima da mulher, que faz de tudo e ainda não é o suficiente, causando frustrações e crises existenciais. A produção é dirigida por Greta Gerwig e estrelado por Margot Robbie.
Apesar do hype da estreia e também da exibição dos dois filmes, a opinião do público e da crítica foi mudando. O que antes era esperado, agora se tornou motivo de retaliação e forte crítica. Em entrevista para o Washington Post, o cineasta, Spike Lee, comenta que em um filme de três horas, Nolan podia ter dedicado alguns minutos para os efeitos da bomba e as vítimas.
Nolan é um cineasta gigante. Isso não é uma crítica, mas um comentário. Se Oppenheimer tem três horas de duração, queria alguns minutos a mais para mostrar o que aconteceu com a população japonesa. As pessoas foram evaporadas. Muitos anos depois, ainda há gente radioativa.
Não é como se ele não pudesse fazer isso. Ele é quem dá as ordens aos estúdios. Teria adorado se o final do filme fosse algo como mostrar as consequências de ter lançado as duas bombas nucleares no Japão.
A dura realidade é o cansaço do público em relação ao modelo do filme. Oppenheimer é um filme americano que mais uma vez oferece ao telespectador o ponto de vista do homem norte-americano e sua criação. Deixando de lado o impacto na sociedade e os efeitos regionais e mundiais das criações citadas na trama. Apresentando a sensação “mais do mesmo”.
+ Leia mais: Assassinos da Lua das Flores: Trailer do filme com Leonardo DiCaprio e De Niro é divulgado
Barbie não fica para trás quando o assunto é crítica. Apesar de ter uma grande bilheteria e com isso, ter se tornado o filme mais assistido do ano, o longa deixa a desejar quando falamos de sucesso. A trama arrecadou cerda de 80% de aprovação do público e da crítica geral, ficando atrás de animações, séries e até mesmo de Oppenheimer.
As críticas ao filme dirigido por Greta são divididas, permeando entre o “hilário e divertido” e “raso e sem motivação”. O site de notícias BBC News reuniu ainda este ano algumas das críticas realizadas por especialistas em relação ao filme e assim, desbancando o “sucesso” esperado para o longa.
O hype do entretenimento é cego
O termo em inglês “hype” é muito utilizado no meio do entretenimento. A tradução pode ser encontrada como moda, propaganda exagerada, engajamento, expectativa, dentre outros. Ele se refere a algo, principalmente, produções audiovisuais que está sendo muito aguardada pelo público, gerando engajamento em conteúdos relacionados, como fotos e vídeos.
A hype do entretenimento é cego e ofusca a realidade de muitas produções, seja séries, filmes ou até mesmo eventos. Oppenheimer e Barbie eram aguardados pelo público, pelo elenco escolhido, direção, ideias e fotografias que foram “vazadas” ao longo do trajeto. A expectativa alta gerou quebra de expectativa e frustação por parte do público geral e da crítica.
*Siga o Bananatura nas redes sociais e fique por dentro de mais novidades e conteúdos criativos do mundo do entretenimento!
*Direitos de Imagem
- Thumbnail:
+ There are no comments
Add yours