Está ansioso para saber quais obras literárias serão adaptadas para streamings e para o cinema este ano? Leia a matéria completa e descubra quais livros estão com estreias previstas para 2023!
É possível que você já tenha lido algum livro e criado o próprio elenco na cabeça, mas melhor do que imaginar, é ver atores e atrizes dando vida aos seus personagens favoritos. Apesar de nem sempre a escolha agradar o público, é fato que algumas destas obras literárias se tornaram uma das maiores produções do cinema. Por isso não é surpresa que grandes estúdios e serviços de streaming procurem uma adaptação nova para chamar de sua.
Pensando nisso, separamos uma lista com 10 livros que ganharão uma versão audiovisual, seja como filme ou série. Caso o seu favorito não esteja aqui, esperamos que saia com ótimas recomendações. E se você assim como eu, curte ler antes de assistir, corra para colocar na sua lista porque todos são previstos até o fim de 2023!
+ Leia mais: Conheça 5 livros escritos por mulheres negras para você levar na bolsa
A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes
A saga de Jogos Vorazes voltará aos cinemas com um novo filme, que é inspirado no livro homônimo de Suzanne Collins lançado em 2020. Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes é um spin-off que conta a história de Coriolanus Snow (Tom Blyth) ao ser escolhido para ser mentor de um tributo durante os jogos, onde ele fica responsável por Lucy Gray (Rachel Zegler), do Distrito 12. O longa se passa 60 anos antes do enredo principal com Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) e deve mostrar as primeiras edições dos Jogos Vorazes.
O elenco também conta com a participação de Hunter Schafer, Viola Davis, Jason Schwartzman e Peter Dinklage. A direção será de Francis Lawrence, que também dirigiu os três últimos filmes da franquia, e no roteiro, Suzanne Collins, Michael Arndt e Michael Lesslie. O filme está previsto para estrear no Brasil em 17 de novembro de 2023.
A Cor Púrpura
Após 37 anos, A Cor Púrpura ganhará um remake, mas dessa vez musical. O premiado musical da Broadway, inspirado na história do livro homônimo de Alice Walker, será adaptado para os cinemas. Fantasia Barrino, que interpretou Celie na peça teatral, volta para vive-la no cinema ao lado de Colman Domingo, Taraji P. Henson, Danielle Brooks, Halle Bailey, Corey Hawkins e H.E.R.
Na trama, Celie, uma jovem negra dos Estados Unidos, luta para encontrar a própria identidade e sobreviver aos abusos do pai e do marido ao longo da vida. Steven Spielberg, que dirigiu a primeira adaptação em 1985, volta com Oprah Winfrey, Scott Sanders e Quincy Jones para produzir a nova versão. A direção fica por conta de Blitz Bazawule, o co-diretor de Black is King. A previsão de estreia é para dezembro de 2023.
Um Ano Inesquecível
O livro, que reúne contos das autoras Thalita Rebouças, Paula Pimenta, Bruna Vieira e Babi Dewet, ganhará uma franquia com quatro filmes pela Amazon Prime Video. Com a direção de Jamile Marinho, Caroline Fioratti e Lázaro Ramos, os longas serão musicais e com algumas canções escritas pelas próprias autoras!
Assim como nos contos, cada filme se passará durante uma estação do ano, com personagens e tramas diferentes. Apesar do primeiro conto ser outro, a franquia começará com Outono, baseado no conto de Babi Dewet, seguido por Inverno, Primavera e Verão. Ainda sem data de estreia.
Uma Garota Cubana, Chás e Amanhãs
Escrito por Laura Taylor Namey, o livro ganhará uma adaptação financiada pela ACE Entertainment, produtora conhecida por filmes como Para Todos os Garotos que Já Amei e Olá, Adeus e Tudo Mais. Com Kit Connor, Maia Reficco e Kate del Castillo no elenco, a trama conta a história de Lila Reyes, que vai passar o verão com a tia em Winchester, Inglaterra após a morte da avó. Lá, ela se apaixona por Orion Maxwell, um balconista de uma loja de chá.
A direção fica por conta de Katherine Fairfax Wright e a produção com Matt Kaplan e Mark Lane. No roteiro, Khaila Amazan e Savion Einstein. As filmagens já terminaram e a previsão de estreia é até o final desse ano.
+ Leia mais: Doramas: o que são e onde assistir?
Fazendo Meu Filme
Mais uma adaptação de uma obra escrita por Paula Pimenta! Dessa vez é a história de Fani (Bela Fernandes), uma adolescente mineira apaixonada por cinema, que é selecionada para fazer um intercâmbio na Inglaterra e se vê diante de um dilema: mudar ou não de país. O elenco também conta com Xande Valois, Giovanna Chaves, Caio Paduan e Samara Felippo.
Com a direção de Pedro Antônio e roteiro de Paula Pimenta e Bruna Horta, Fazendo Meu Filme deve chegar aos cinemas até o final do ano.
Vermelho, Branco e Sangue Azul
O romance LGBTQIA+ de Casey McQuiston que conquistou o público desde seu lançamento vai virar filme pela Amazon Prime Video. No filme, acompanharemos Alex Claremont-Diaz (Taylor Zakhar Perez), o filho da primeira presidente mulher dos Estados Unidos, e Henry de Gales (Nicholas Galitzine), o príncipe da Família Real Britânica, em um romance que poderá causar uma crise diplomática.
Uma Thurman será Ellen Claremont, mãe de Alex e presidente dos Estados Unidos. Outros atores confirmados no elenco são Clifton Collins Jr, Stephen Fry, Sarah Shahi, Rachel Hilson, Ellie Bamber, Aneesh Sheth, Polo Morín, Ahmed Elhaj e Akshay Khanna. Com a direção e roteiro de Matthew Lopez. A data de lançamento ainda não foi anunciada, mas acredita-se que sairá até a metade do ano.
Belo Desastre
A autora Jamie McGuire terá o livro adaptado para o cinema 12 anos após o lançamento. Em Belo Desastre, iremos acompanhar a jornada de Abby Abernathy (Virginia Gardner), uma jovem que quer fugir de seu passado, e Travis Maddox (Dylan Sprouse), um típico bad boy que luta MMA para pagar a faculdade, em um romance intenso e conturbado.
O longa é dirigido e roteirizado por Roger Kumble, que também dirigiu Segundas Intenções e After – Depois da Verdade. No elenco também teremos Samuel Larsen, Libe Barer, Brian Austin Green, Austin North, Rob Estes e Trevor Van Uden. O filme chegará aos cinemas dia 6 de abril de 2023.
Tartarugas Até Lá Embaixo
Tartarugas Até Lá Embaixo, um dos últimos trabalhos publicados pelo autor John Green, ganhará uma versão cinematográfica. O longa, que é dirigido por Hannah Marks e com roteiro de Isaac Aptaker e Elizabeth Berger, será a quinta adaptação de um livro do escritor!
Na trama, Aza Holmes (Isabela Merced), uma adolescente com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), decide investigar o paradeiro de um bilionário desaparecido pela recompensa de 100 mil dólares. Outros nomes também foram confirmados no elenco: J. Smith-Cameron, Poorna Jagannathan, Maliq Johnson, Cree Cicchino, Feliz Mallard e Judy Reyes. A HBO Max em parceria com a New Line irão produzir o filme, que chegará na plataforma em algum momento de 2023, ainda sem data de estreia.
Percy Jackson e os Olimpianos
O best-seller de Rick Riordan ganhará uma nova adaptação, que virá no formato de série e promete ser fiel aos livros da saga. Para a felicidade dos fãs, o autor também está envolvido no projeto e é um dos produtores, além de ter escrito o roteiro do episódio piloto com Jonathan E. Steinberg.
A série, que será lançada pela Disney+, terá a primeira temporada baseada no primeiro livro Percy Jackson e o Ladrão de Raios. Iremos acompanhar a jornada de Percy ao ser enviado para o acampamento Half-Blood (Meio-Sangue), após descobrir que é, na verdade, um semideus. Além de Walker Scobbell, Leah Sava Jeffries e Aryan Simhadri como protagonistas, teremos outros nomes como Virginia Kull, Jason Mantzoukas, Megan Mulally, Timm Sharp e Lin Manuel Miranda no elenco. As gravações já foram encerradas e a produção está adiantada, fazendo com que possa sair ainda esse ano.
Perdida
O best-seller de Carina Rissi é mais um livro nacional que chegará aos cinemas! Em Perdida, iremos acompanhar a reviravolta na vida de Sofia (Giovanna Grigio), uma adolescente rebelde e independente, que vai parar no século 19 após comprar um celular novo. Lá, ela vai receber ajuda do lorde Ian Clarke (Bruno Montaleone) para tentar encontrar uma forma de voltar para casa.
O elenco também terá Nathália Falcão, Bia Arantes, Emira Sophia, Sérgio Malheiros e Luciana Paes. O longa tem roteiro escrito por Karol Bueno e Luiza Shelling Tubaldini e é dirigido por Katherine Chediak Putnam e co-dirigido por Dean Law. Com promessa de cenários belíssimos, o filme tem precisão de estreia para o segundo semestre de 2023.
*Direitos de Imagem
- Thumbnail: Divulgação/Prime Video
+ There are no comments
Add yours