Atores e diretores de grandes produções de cinema agora são competidos pela indústria dos jogos para estrelar histórias cada vez mais consumidas pelo público.
O cinema, principalmente Hollywood, bebe de todas as fontes possíveis em busca de inspirações, novas histórias ou até mesmo novas formas de contar uma narrativa, mas os jogos de videogame hoje tem buscado cada vez mais no mundo cinematográfico, principalmente em atores e diretores indicados e vencedores de Oscar, meios para engrandecer seus próprios contos.
Essas participações em games não vem de hoje, principalmente se levarmos em consideração de que alguns atores já replicaram nos consoles personagens consagrados nas telonas.
Por isso, nós listamos oito participações em jogos de atores que foram indicados ou venceram em categorias em um dos eventos mais antigos da indústria cinematográfica, o Oscar. Veja a lista a seguir e entenda a relevância deles para o universo dos games:
+ Leia mais: Oscar 2023: Confira a lista de indicados e quais são os queridinhos da premiação
Jackie Chan
Frederic J. BROWN / AFPO primeiro da lista é também um dos primeiros a aparecer nas telas dos videogames, e com um jogo próprio. Jackie Chan não recebeu um Oscar por nenhuma de suas atuações em filmes, mas em 2016 recebeu um Oscar Honorário em reconhecimento a todo seu pioneirismo na carreira, trajetória e obra nos cinemas.
Mas em 2000, Jackie já buscava o espaço em outras áreas do entretenimento. Jackie Chan Stuntmaster e é um beat’em up clássico da época, como Fighting Force, Dragon Valor e muitos outros da época. Como ainda era muito cedo, o jogo lançado para Playstation 1 não tinha tecnologia para colocar o rosto nem as vozes do astro do cinema. Mas como um jogo próprio, é ele o personagem principal que vai atrás de resgatar seu avô e bate em todos que aparecem em sua frente ao estilo Jackie Chan.
Guillermo del Toro
Guillermo del Toro é um dos grandes diretores de cinema atualmente e tem consigo um amor por várias plataformas e vê em quase tudo uma nova forma de contar suas histórias. Vencedor de dois Oscar com A Forma da Água em 2018 (Melhor Filme e Melhor Direção), o diretor também acumula indicações para Melhor Roteiro Original, pelo Labirinto do Fauno (2006), Melhor Filme por O Beco do Pesadelo (2022) e concorre este ano com seu filme Pinóquio como Melhor Filme de Animação.
Com filmes, séries e animações no currículo, a hora de Guillermo chegar aos videogames era questão de tempo, principalmente com sua admiração e amizade com o grande diretor de jogos, Hideo Kojima. Em uma parceria, os dois entraram em um projeto e lançaram em 2014 uma demo chamada P.T., que se tornou sucesso entre os amantes de jogos de terror mesmo que ainda nenhuma informação tivesse sido divulgada durante o lançamento.
Tempos depois, os fãs ficaram surpresos com a parceria dos dois diretores em um novo jogo de Silent Hill ao mesmo tempo que ficaram decepcionados com o cancelamento do game pela Konami. Bom, não só os fãs ficaram decepcionados, Guillermo também, como mostra sua reação a postagem de Kojima oito anos após o sonho:
— Guillermo del Toro (@RealGDT) August 12, 2022
Guillhermo emprestou sua imagem, sem dublagem, para Kojima para fazer o jogo Death Stranding, que já tem sua sequência confirmada e conta com outras estrelas como Norman Reedus e Lea Seydoux.
Mads Mikkelsen
Outro que participa de Death Stranding ao lado de Guillermo del Toro é o ator Mads Mikkelsen. O ator nunca foi indicado a uma categoria individual do Oscar, mas foi o personagem principal do vencedor de Melhor Filme Internacional de 2022 Druk: Mais Uma Rodada, além de inúmeras aparições em filmes importantes de Hollywood.
Mads contou sua experiência ao entrar no mundo dos jogos com Death Stranding, quando Hideo Kojima se aproximou para chamá-lo para o projeto. Sem conhecer muito, o ele perguntou ao diretor Nicolas Winding Refn sobre o diretor, e recebeu um ultimato de seu filho quando contou: “papai, você é louco, você precisa fazer isso!”.
Rami Malek
Rami Malek tem em sua biografia nada mais nada menos que um Oscar de Melhor Ator de 2019 por interpretar Freddy Mercury na adaptação da história da lendária banda Queen em Bohemian Rhapsody. Mas antes do reconhecimento, Rami e o elenco do filme passaram por momentos de grande ansiedade pela dúvida e incerteza na recepção do público na retratação de uma história tão importante.
Vencedor de um Emmy por Mr. Robot, em 2016, o ator foi um dos personagens principais da história de terror da Supermassive Games, o Until Dawn. O jogo foi o primeiro de uma nova era do estúdio, que utiliza a mecânica de “Efeito Borboleta”, onde cada escolha do jogador afeta o restante do gameplay, que originou a famosa série The Dark Pictures Anthology, que conta com outros atores estrelados em seus elencos, com Ashley Tisdale, a Shapay de High School Musical, Shawn Ashmore, protagonista de Quantum Break e muitos outros.
Elliot Page
Elliot Page, Viktor Hargreaves de The Umbrella Academy, é um jovem ator de 36 anos que já tem uma grande bagagem nas costas. Com papéis em filmes como A Origem e a série X-Men, Elliot venceu um Oscar de Melhor Atriz em 2008 por seu papel em Juno. Filme de 2007, interpretou a protagonista Juno quando ainda se identificava como Ellen Page.
Sua primeira e até agora única participação em jogos foi em 2013, quando ao lado de Willen Dafoe interpretou Jodie Holmes em Beyond: Two Souls. Jogo originalmente lançado exclusivamente para Playstation, mas que já tem versão para PC, o jogo trás a história de Jodie que, ainda criança, incorporou uma outra alma chamada Aiden e aprendeu durante sua adolescência até a idade adulta a controlar os poderes psíquicos compartilhados com a entidade corpórea.
Willem Dafoe
A co-estrela de Beyond Two Souls também tem uma carreira premiada, mas só chegou a nomeações ao Oscar. Ao menos não foram poucas: Willen foi indicado três vezes para concorrer ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante como em Platoon (1987), A Sombra do Vampiro (2001) e em Projeto Flórida (2018), e foi indicado a Melhor Ator em 2019 por sua performance extraordinária como Vincent Van Gogh em No Portal da Eternidade.
No jogo, Willen interpretou o pesquisador do Departamento de Atividade Paranormal Nathan Dawkins, que também se torna a figura paterna da protagonista ao passar do jogo. Mas Willen também apareceu em outros jogos além de Beyond Two Souls. Primeiro, em 2002 refez seu personagem Norman Osbourne, o Duende Verde de Homem Aranha, no jogo do teioso. E em 2004 fez o vilão Nikolau Diavolo em James Bondo 007: Everithing or Nothing
Kevin Spacey
A figura mais problemática de toda a lista é a de Kevin Spacey. Vencedor dos Oscar de Melhor Ator em 2000 por Beleza Americana e por Melhor Ator Coaadjuvante em 1996 por Os Suspeitos, Kevin enfrenta diversas acusações por crimes sexuais na Inglaterra e praticamente desapareceu das mídias desde o início da repercussão de suas possíveis ações.
Mesmo personagem principal de uma das séries de maior aclamação do público da Netflix, Spacey foi retirado de House of Cards e teve sua participação no filme Todo o Dinheiro do Mundo substituída por Christopher Plummer no que contou com uma regravação quase que completa do filme para seu lançamento.
Sua participação em jogos se dá em Call of Duty: Modern Warfare, onde interpreta Jonathan Irons, político amante de videogames que manipula os por trás das cortinas do poder e acaba como dono da maior empresa militar privada do mundo. No início, o personagem principal do jogo é salvo por Irons e começa a trabalhar para o magnata armamentista, mas a história começa a mudar e Irons se torna o grande vilão do jogo.
Gary Oldman (Menção honrosa)
Nosso querido Sirius Black também já participou da série Call of Duty como um dos personagens mais icônicos da sequência Black Ops que também aparece em Word at War. A menção honrosa fica por conta de Gary Oldmam apenas dublar o personagem Viktor Reznov e não emprestar sua imagem ao russo. Gary venceu o Oscar como Melhor Ator em 2018, com sua atuação no filme O Destino de uma Nação, onde interpretou o Primeiro Ministro do Reino-Unido entre 1940 e 1945, Winston Churchill.
*Direitos de Imagem
- Thumbnail: AFP/ Frederic J. BROWN
+ There are no comments
Add yours